Copyright ©  2024 - Igreja da Fé Apostólica   |  Direitos Resevados

TOPO

+
-
АНИМЭЙТ v.3.7
АНИМЭЙТ v.3.7

 

Há uma década levando

o verdadeiro evangelho

 

Cronologia - 10 anos da IFAP

 

 

Pr. Johny Mange

 

 

 

ANO 2013

 

- Julho -

 

Realização da Assembleia Geral para fundação da Igreja da Fé Apostólica. Acontece na casa da irmã Isabel Cristina de Lima, na Avenida Henry Borden, n.º 767, Vila Santa Rosa, Cubatão. Cerca de 15 pessoas participam. É feita a Ata de Constituição. Johny Mange ― à época diácono ― encarrega-se de fazer o Estatuto da nova igreja.

→ O salão estava alugado, por isso, é definida a data da inauguração da IFAP.

→ A antiga denominação do Dc. Johny Mange ― mesmo não sabendo a data da inauguração da Igreja da Fé Apostólica, mas ao perceber que brevemente seria inaugurada ― iniciou uma acirrada onda de perseguição pelas rádios. Cada dia eram enviados obreiros diferentes às cidades da Baixada Santista a fim de difamar do Dc. Johny e o tacharem de “divisor”.

 

- Agosto -

 

→ O Dc. Johny Mange, o Coop. Bruno Tiveron e um trompetista vão a Adamantina e Flórida Paulista, Interior de SP, para despistar os perseguidores. Assim, voltariam e inaugurariam a IFAP. E isso sob a orientação do Senhor, deu certo!

→ A primeira Santa Ceia da IFAP acontece no quintal dos fundos da casa da Ir. Sílvia Tiveron, com alguns irmãos que tinham se agregado.

→ São feitas as primeiras evangelizações e cultos ao ar livre nas cidades vizinhas de Adamantina: Flórida Pta., Inúbia Pta., Osvaldo Cruz, Mariápolis, Lucélia. O Dc. Mange com o seu trombonito tocava os hinos sacros.

 

- 25 de agosto -

 

→ Inauguração da Igreja da Fé Apostólica na Praça Miquelina Domingues, Vila Nova, Cubatão/SP, de lá saíram ao templo na Rua Monte Castelo ― cerca de 100 metros da praça.

→ Dos que estavam na praça, a maioria no decorrer dos anos desistiu, enquanto outros se arrependeram e voltaram. As únicas pessoas que permaneceram sem desfalecer foram a ir. Helena Figueira e o Coop. Eduardo Luís. À época, a ir. Helena namorava o Dc. Johny Mange.

 

- Setembro -

 

→ Sabendo onde era o templo, pessoas enviadas da antiga igreja do Dc. Johny vão e oferecem um valor mais alto do aluguel para o proprietário, que se recusa a alugar para eles.

→ Nas rádios, o Dc. Johny Mange é chamado de aventureiro pelo antigo líder. Fala, além disso, que ele voltaria à sua antiga denominação chorando, por não conseguir arcar com os aluguéis do salão.

→ É inaugurada a segunda IFAP na cidade de Adamantina.

 

- Dezembro -

 

→ É lançado o logotipo da IFAP: o pergaminho e a pena.

→ O Dc. Johny Mange está no término do Estatuto Social da IFAP. Um irmão da capital de São Paulo dá o parecer jurídico final.

→ Johny paga de seu próprio bolso ― o que era uma alta quantia ― o registro do nome Igreja da Fé Apostólica, na Interação Marcas e Patentes.

→ A ir. Sílvia Helena Tiveron é batizada nas águas no rio Pilões, em Cubatão. É a primeira alma batizada na IFAP. Por ter chovido no dia anterior, o rio está barroso e bem-correntoso.

 

Ano 2014

 

- Janeiro a junho -

 

→ A igreja passa dificuldades para o pagamento das despesas, por não haver muitos contribuintes.

 

 - 30 de agosto -

 

→ Johny Mange casa-se com Helena Figueira, numa linda cerimônia em Cubatão.

 

- 23 de setembro -

 

→ A IFAP é registrada, tornando-se personalidade jurídica. A Ata e o Estatuto são aprovados.

 

Ano 2015

 

→ Dificuldades para pagar o aluguel e as contas, mas o Todo-Poderoso sempre envia pessoas nos cultos ou nas últimas horas antes do pagamento, com os valores exatos que faltavam.

→ Mesmo ante lutas tão árduas o casal Mange segue em frente sem esmorecer, debaixo da graça do Espírito.

→ Durante mais de um ano, uma pessoa assume o aluguel da residência dos recém-casados, Johny e Helena.

 

- Maio -

 

→ Abertura da IFAP em Aparecida de Goiânia/GO.

 

- Junho -

 

→ Abertura da IFAP em Paraipaba/CE.

 

- 03 de novembro -

 

→ O Dc. Johny Mange é separado a pastor. O Pr. Carlos Tito, da Assembleia de Deus, homem de Deus honrado, ordena-o à função ministerial. Deste modo, pôde ― nos anos seguintes, de acordo com a Palavra ― organizar toda a hierarquia eclesiástica da IFAP.

 

Ano 2016

 

- Maio -

 

→ Em Paraipaba, os irmãos que haviam passado para IFAP em junho de 2015, doam agora o templo. Torna-se, entretanto, o 1.º templo próprio da denominação. O Pr. Johny Mange vai à cidade o consagrar.

→ A seita pseudocristã Igreja Apostólica, que tem a crendice da vó Rosa ― saudoso membro da instituição ― como o Consolador prometido, move um processo contra a IFAP para tirar o nome apostólica, pois alega “sinal não registrável por reproduzir marca anteriormente registrada, gerando confusão”.

 

- Setembro -

 

→ A Ir. Helena Mange compra um par de sapatos novos. Ela ficou dois anos sem comprar um par de sapatos ― já que não tinha condições ―, porque o que entrava era tão somente para pagar as despesas da Obra.

 

- 15 e 16 de outubro -

 

→ 1.ª Convenção Nacional do Ministério da IFAP. Dos obreiros que foram ordenados à época, destacam-se: Luiz Pereira Jr. ao Presbiterato, e Eduardo Luís ao Diaconato.

 

Ano 2017

 

- Fevereiro -

 

→ A IFAP passa por grande prova, pois um obreiro faz grave rebelião contra a Obra, querendo o Ministério para si. O Senhor é justo; cortou as cordas dos ímpios (Sl 129.4).

 

- Maio -

 

→ Abertura da IFAP em Franco da Rocha/SP.

→ Abertura da IFAP em Besouro, São Gabriel – região de Irecê/BA.

 

- Junho -

 

→ A Ir. Helena tem uma visão com o senhor de idade, assentando à mesa contando uma grande soma de dinheiro. Ele olhou para ela e disse: “Fique em paz! Eu ajudarei

essa igreja.” Desde esse dia, nunca mais houve dificuldade no tocante ao aluguel e às despesas.

 

- Dezembro -

 

→ Ocorre a 2.ª Convenção Nacional: uma das mais importantes do Ministério, porque deu parâmetros e padronizou toda a estrutura litúrgica da denominação.

→ A partir de então, o Pastor-Presidente e a Mesa Diretora, mediante as Convenções ― pelos despachos das Cartas Circulares ―, passam a acompanhar, dar ensinamentos e diretrizes necessárias à Obra.

→ É lançada a resolução do Ensaio Congregacional. Através de dispositivos das Convenções seguintes, passa a vigorar em todas as IFAPs, de modo que mensalmente ensaiam hinos da Harpa Cristã e do Cantor Cristão.

→ Devido ao processo da seita Vó Rosa, a IFAP recebe a notificação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que precisará mudar de nome dentro de 90 dias. Houve indeferimento do registro.

 

Ano 2018

 

- Janeiro -

 

→ Início do Culto Missionário. Este passou a ser mensal ― na última sexta-feira.

 

- Fevereiro -

 

→ Os advogados entram com recurso contra o indeferimento do nome da IFAP e apresenta a defesa ao INPI. O Pr. Johny, às pressas, faz um voto com a igreja a igreja para o pagamento.

 

- Julho -

 

→ Obreiros do Uruguai se unem à IFAP e vêm à 3.ª Convenção do Ministério em Cubatão. Alfredo Miguel ― à época diácono ― leva a chama à pátria uruguaia!

→ As Cartas Circulares começam a tratar da não introdução de costumes de outras denominações, originários do neopentecostalismo. A IFAP expressa a fé pentecostal em sua forma pura, clássica.

 

- Dezembro -

 

→ O Reverendo Silva Etiambulo, da Igreja Fé Apostólica de Angola, ouvindo os cultos, hinos e estudos por meio da rádio on-line é atraído pelo poder do Espírito a vir ao Brasil, à cidade de Cubatão, conhecer a IFAP e o Pr. Johny Mange. Volta maravilhado a Angola!

→ Na 4.ª Convenção Nacional, é ministrado o curso fundamentado no livro: Esforça-te para Ganhar Almas, da Editora Vida. A partir de então, em todas as convenções, o Pr. Mange passa a ministrar cursos, dentre os quais ― o do Manual Prático de Liturgia, de sua autoria.

 

Ano 2019

 

- Janeiro -

 

→ Abertura da IFAP em Tijucas/SC.

→ A IFAP vence a causa contra a seita Igreja Apostólica. A decisão é reformada e o INPI dá a concessão do nome Igreja da Fé Apostólica. Dias após, o INPI entregou o certificado de registro.

 

- Agosto -

 

→ Abertura da IFAP em Canoas/RS.

 

- Outubro -

 

→ Abertura da IFAP em Apucarana/PR.

 

- 24 de dezembro -

 

→ Acontece a 1.ª Reunião com as mulheres dos Estados do Brasil. A Ir. Helena Mange é orientada por Deus a fazer, todos os anos, a Reunião de Mulheres, na qual jovens, senhoras e esposas de obreiros recebem ensinamentos para terem uma conduta baseada na Palavra.

 

Ano 2020

 

- Janeiro -

 

→ Abertura da IFAP na aldeia Bororó, em Dourados/MS.

 

- Março -

 

→ Início das transmissões ao vivo pelo canal do Youtube ― Igreja da Fé Apostólica Oficial: orações, pregações, cultos, círculos de oração, etc.

 

- Outubro -

 

→ Abertura da IFAP em Birigui/SP.

 

- Novembro -

 

→ Abertura da IFAP em Entre Rios de Minas/MG.

 

- Dezembro -

 

→ Sucede, na 7.ª Convenção, a apresentação do novo logotipo da IFAP. Passou por um redesign e, sob a direção do Espírito Consolador, foi-lhe integrado um novo elemento: o fogo, com o propósito de demonstrar a sã doutrina pentecostal. Desde então, fazem parte do logo: o pergaminho, a pena e o fogo.

 

Ano 2021

 

- Janeiro -

 

→ O Estatuto é reformado, a caso de resguardar a igreja ― nos ditames da lei ― de imprevistos e males futuros.

 

Dezembro:

 

→ Abertura da IFAP em Ibitiara/BA.

 

Ano 2022

 

- Abril -

 

→ 1.º aniversário do Círculo de Oração de Paraipaba, com o tema: “O Senhor ouvirá quando eu clamar” (Sl 4.3).

 

- Maio -

 

→ Abertura da IFAP em Ribeirão Preto/SP.

 

- Julho -

 

→ Na 10.ª Convenção, é criada a Comissão de Implantação da IFAP, para acompanhar e engajar os pedidos de abertura. O Pb. Luiz Pereira é nomeado líder dessa junta.

 

- Setembro -

 

→ Helena Mange começa a gravar os hinos sacros para o Ensaio Congregacional e festividades da IFAP.

 

- Outubro -

 

→ 1.º aniversário do Círculo de Oração de Cubatão, com o tema: “Ó Tu que ouves as orações” (Sl 65.2).

 

- Dezembro -

 

→ É lançado o Compêndio Litúrgico para os serviços divinos da Obra. O Pr. Mange ministra o curso baseado nele ao Ministério.

→ É lançado o selo comemorativo dos 10 anos de fundação da IFAP, com o antigo prédio de dois andares onde ocorreu o avivamento na Missão da Fé Apostólica, em 1906, na Califórnia – EUA. A IFAP é um fogo aceso desde a Rua Azusa!

 

Ano 2023

 

- Janeiro -

 

→ Abertura da IFAP em Curitiba/PR.

 

- Fevereiro -

 

→ Ministração do Curso de Visitador Cristão, para o levantamento das Comissões de Visita em todas as IFAPs.

 

- Maio -

 

→ Início da construção do templo da IFAP na aldeia Bororó.

 

- Julho -

 

→ Diplomação dos participantes do Curso de Visitador Cristão em todas as IFAPs. Os Estados, simultaneamente, participaram pela transmissão on-line, e os integrantes são diplomados na mesma hora. O Pr. Johny Mange e o Pb. Márcio Estêvão presidem a cerimônia.

 

- Junho -

 

→ Na 12.ª Convenção, são levantadas as Comissões de Secretaria e Tesouraria para cuidar de partes tão importantes da Obra.

 

- Setembro -

 

→ O canal da IFAP é hackeado; porém, o Altíssimo o guarda. É devolvido com todos os vídeos dos cultos, pregações, estudos, círculos de oração, e não houve a perda de um sequer! Contudo, ficou com o nome Tesla, tendo a mudança muito dificultada.

→ Vinte e quatro horas antes do culto comemorativo de 10 anos, o nome do canal ― Igreja da Fé Apostólica Oficial ― volta ao normal. Proeza do Deus vivo!