Copyright ©  2024 - Igreja da Fé Apostólica   |  Direitos Resevados

TOPO

+
-
АНИМЭЙТ v.3.7
АНИМЭЙТ v.3.7

 

pastor johny mange

Fundador e Presidente da IFAP

 

 

VEIO A MIM A PALAVRA DO SENHOR Ainda jovem, exercia a função de secretário da Diretoria da Igreja Pentecostal Deus É Amor. Por efeito da confiança que o líder e fundador da denominação à qual pertenci possuía em mim, acumulei o cargo de diretor secretário com o de editor e redator do jornal O Testemunho e da revista Ide, com o de revisor de todos os materiais gráficos da igreja, com o de ministrar estudos e responder questões bíblicas semanalmente na cadeia internacional do Programa “A Voz da Libertação”, com o de pregar nos cultos de doutrina da Sede Mundial (aos sábados), entre outros.

 

Em meados de 2011, no término de uma das reuniões semanais da Diretoria, fiquei na mesa com o Missionário David Miranda e o Pr. Nerísio Costa. Estávamos a sós. Naquele momento, repentinamente — pelo ímpeto do Espírito— o Missionário tirou os óculos e dirigiu-se a mim, dizendo:

 

— “No dia em que você sair da Igreja Deus É Amor e fundar outra igreja, pode

saber que Deus aprovará essa igreja. Muitos saíram daqui e Deus não aprovou as igrejas que eles abriram, porque não criam de coração na doutrina e abriram as portas para o pecado, mas se você fundar outra igreja e persistir na doutrina do Senhor — como lhe tenho visto pregar — ela será aprovada por Deus, irá para frente e crescerá. Pode crer no que estou falando. É por Deus.”

 

Seguidamente, reiterou as mesmas palavras ao Pr. Nerísio. Saímos dali em estado de choque — sem entender a causa de ele ter-nos dito tais palavras; todavia, calamo-nos, já que os pensamentos do Eterno são mais altos do que os pensamentos dos homens (cf. Is 55.9). Em nossas vidas, o Senhor estava começando a desvendar um grande mistério e inquietou o nosso antigo líder para revelar o que Ele faria dali a alguns anos, cumprindo as palavras de Amós 3.7: Certamente, o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o Seu  segredo aos Seus servos, os profetas.O certo é que jamais tinha em mente abrir uma igreja, pois sabia das cargas e das lutas terríveis que sofrem os que possuem esse chamado. O Apóstolo Paulo asseverou: O que preside, faça-o com cuidado (Rm 12.8).

 

OBEDECENDO AO

CHAMADO DE DEUS

 

Com o objetivo, de uma vez por todas, de ouvir a voz do Altíssimo e ter certeza de Sua vontade para mim, resolvi ir a uma igreja que ninguém me conhecesse, nem soubesse o que estava passando. Entrei numa Igreja Batista (no Jardim Casqueiro, Cubatão/SP), bem-tradicional, que não aceita o batismo no Espírito Santo nem a atualidade dos dons. No entanto, queria que Deus falasse comigo pela pregação da Escritura. Assim, teria o asseguramento de que as revelações, profecias e visões eram verdadeiras, uma vez que a palavra final, confirmando-as, seria das Santas Escrituras!

O pastor leu Lucas 8.22, e o tema da mensagem era Passemos para a outra banda do lago. Numa das partes do sermão, dizia:

 

— Não perca a oportunidade que Deus lhe dá. Antes de ser pastor, trabalhava nas docas, no Porto de Santos. Meu ex-patrão me contou, em lágrimas, que perdeu a oportunidade de hoje ser um dos principais colunistas do Estadão. Ele havia se formado em Jornalismo. Seu amigo de classe quis aventurar-se e o chamou para ir à sede do Estadão pedir emprego. Meu ex-patrão trabalhava no escritório das docas e falou que não sairia dali para tentar emprego, pois de repente poderia perder tudo. Por fim, seu amigo tornou-se um jornalista renomado no Brasil e ele? Permaneceu na mesma coisa até hoje!

Deus está-lhe dizendo para atravessar o lago, mas você fica preso no ciclo religioso no qual nasceu. Só porque você cresceu nessa igreja? Desapegue da denominação. Obedeça ao Senhor Jesus! Só porque lá Deus o honrou? Tem medo de se aventurar? Atravesse o lago. Deus tem algo grande para fazer do outro lado. Sua mente ainda não tem conhecimento do que o Senhor fará. É uma obra muito grande. Se Ele já fez algo grandioso em sua vida, isso não é nada perto do que Ele vai fazer. Mas precisa atravessar o lago. Muitos sofrimentos e lutas virão, porém vitórias e almas salvas virão também de todos os lados. O Espírito de Deus honrará a Obra em suas mãos. Apenas atravesse o lago. Tenha coragem. Não perca a oportunidade. As oportunidades passam, e muitas não voltam mais...

 

Aquele pastor não sabia de nada. Meu Deus! O único e verdadeiro Deus revelou a minha vida. Parece que ele me conhecia; só que nunca havia me visto. Comecei a chorar. Dei “glórias a Deus!” e “aleluias!”, e alguns deles me olharam assustados, dado que os batistas tradicionais não possuem tal forma de adoração nos cultos. A confirmação pela Escritura foi enfática. Com efeito, as6 profecias e revelações eram verdadeiras. O que meu ex-líder me expôs naquela mesa era verdade. Realmente, o tempo era chegado.

Já estava conversando — engatando o namoro para o futuro noivado e casamento — com a que hoje é minha esposa: a amada e doce Helena. Cheguei do culto e falei a ela tudo o que tinha ocorrido. Ela glorificava a Deus do outro lado do celular. Falei para ela:

 

— “Atravessarei o lago, porque hei de obedecer ao Deus de Israel!”

E ela decidiu sofrer pelo Evangelho comigo, pôr a mão no arado e lutar pelas almas. De fato, o Senhor deu-me a mulher virtuosa de Provérbios 31.10 — Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor excede muito o de rubis.

 

PROCURANDO SALÃO PARA A IFAP E O PERFIL QUE DEUS REQUER DE NÓS

 

Comecei a procurar salão para inaugurar a primeira igreja. Achei um, na Rua Monte Castelo, n.º 622, Vila Nova, Cubatão. Só que é digno de nota que nunca fui atrás de nenhum crente do ministério de outrora. Nunca liguei chamando uma alma sequer para congregar comigo. Até os telefones de obreiros do Brasil e do exterior apaguei, a fito de não tê-los mais e me acusarem falsamente de tentar trazê-los, pois o meu intuito era abrir um trabalho para ganhar almas. A Bíblia diz: O que ganha almas sábio é (Pv 11.30). Nunca fui à Internet falar disso ou daquilo, fazer contendas, fermentar, expor pessoas e me vitimizar. Isso não é papel dum homem de Deus (cf. Tg 4.11). Devemos chorar aos pés do Senhor. É Ele Quem nos justifica: Quem intentará acusações contra os escolhidos de Deus? É Deus Quem os justifica (Rm 8.33). Sabia que teria de sair às ruas, evangelizar, apregoar a verdade de Deus, dar estudos bíblicos para que santos de Deus estivessem preparados para responder a razão da esperança contida neles (1Pd 3.15).

 

 

 

ASSEMBLEIA DE

FUNDAÇÃO DA IFAP

 

Apesar de fechado o contrato do imóvel da primeira congregação da IFAP, eram necessários alguns. Sendo assim, com o fito de não perceberem onde seria e gerar levante, reuni-me (em julho) com os irmãos na casa da Ir. Isabel Cristina, na Avenida Henry Borden, Vila Santa Rosa, Cubatão, a caso de fazer a Assembleia Geral e a Ata de Fundação da IFAP. Lá tratei com os presentes das diretrizes da Obra, do zelo pela doutrina da santificação, da busca dos dons, da seriedade na Palavra e nos estudos bíblicos, da parte administrativa e do amor que devíamos ter pelas almas. Sabendo que tudo estava engatilhado para a fundação, alguns irmãos e irmãs com as quais evangelizava, pregava e visitava (do antigo ministério) na hora H abandonaram-me. Ainda assim, passaram a dizer que nunca falaram de sair. Num dado momento, deliberadamente, o pecado da hipocrisia os tomou! Entretanto, apesar disso, tenho grande estima pelas irmãs — servas de Deus, mulheres guerreiras do Círculo de Oração e cheias do Espírito — pois muito me ajudaram na adolescência e na juventude. Em verdade, não me preocupava com as desistências, porque tinha certeza da voz de Deus. Além de tudo, a IFAP estava sendo fundada para voltarmos ao pentecostalismo primitivo, à doutrina da santificação, à igreja de Atos, que lutava pela causa de Deus. Convicto, não temia nada.

 

 

 

INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA

IFAP, EM PRAÇA PÚBLICA

Praça Miquelina Domingues,

Vila Nova, Cubatão/SP

 

A Igreja da Fé Apostólica foi inaugurada em 25 de agosto de 2013. Cerca de vinte irmãos estavam comigo nessa empreitada espiritual, após grandes lutas e perseguições. Destes, alguns eram de Cubatão, Cerquilho, São Vicente, Flórida Paulista, Guarulhos, Adamantina e São Paulo. Dentre os tais, encontrava-se aquela moça linda e modesta — Helena — que seria dali a um ano e cinco dias a minha esposa. Estávamos na Praça Miquelina Rodrigues. Irmãos de outros ministérios foram prestigiar-nos. Ali inauguramos a Obra. Estava a uma quadra do salão locado à IFAP. Fizemos o culto na praça e, de lá, todos fomos abrir as portas de uma obra que nasceu para prezar pela evangelização dos povos e pela doutrina do Senhor Jesus! Abri as portas, para que entre nela a nação justa, que observa a verdade (Is 26.2).

 

 

pr. johny mange e ir. helena

IFAP Cubatão 07 set 2022

 

 

As pelejas, calúnias, perseguições e ultrajes árduos se intensificaram. Muitos não aguentaram e recuaram, deixando o arado. Outros posteriormente saíram, alguns se rebelaram; todavia, o Deus dos santos profetas nunca deixou a Obra Dele perecer. Ele sempre prepara ajudadores e homens de Deus para estarmos juntos na labuta. O Senhor Jesus tem salvado muitas almas e as batizado no Espírito Santo.

O escopo não me permite prosseguir, no entanto, essa é uma pequena mostra das dificuldades, lutas e vitórias da IFAP, em poucos anos de fundação. Faltou dizer muitas coisas, de sorte que, em outra oportunidade, prosseguiremos. Face ao exposto, só tenho a dizer: Até aqui nos ajudou o Senhor! — 1Sm 7.12.

 

 

igreja da fé apostólica

Cubatão 25 de setembro de 2013